História Contemporânea

A Primeira Guerra Mundial

 

A Primeira Guerra Mundial é fruto de um processo contínuo de apodrecimento das relações entre as nações européias, fruto de disputas coloniais e nacionalistas e de uma intensa concorrência econômica.

  

O clima de rivalidade entre as nações deu origem a um período denominado Paz Armada, onde a corrida armamentista foi a tônica das relações. Dentro desse clima instável, surgiram os tratados de aliança em que os países europeus buscavam se reforçar criando blocos de defesa. Após várias negociações, surgiram dois blocos distintos:

 

Ø Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália.

Ø Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.

 

As tensões se acumulavam com o passar dos anos, até que a 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, da Áustria, foi assassinado em Sarajevo e disparou uma seqüência de declarações de guerra, começando a 28 de julho de 1914, com a declaração de guerra da Áustria a Sérvia.

 

A Primeira Guerra Mundial teve três fases:

 

1ª Fase (1914-1915)_ Movimentação, pouco avanço territorial de parte a parte;

2ª Fase (1915-1917)_ Guerra de trincheiras, cada lado buscava manter suas posições;

3ª Fase (1917-1918)_ Novas armas, guerra mais intensa (mar, terra e ar);

 

O período entre 1917 – 1918 ainda é marcado pela entrada dos E.U.A. no conflito (6 de abril de 1917) e a saída da Rússia da guerra em 3 de março de 1918, após os eventos revolucionários de 1917.

 

Com o peso de tantas e tão dramáticas derrotas, a Alemanha pouco a pouco foi perdendo as forças e ficando isolada. Tal isolamento culminou na assinatura do armistício de Compiègne em 11 de novembro de 1918, onde a Alemanha acabou sendo responsabilizada pelo conflito e duramente punida, através de várias imposições advindas do Tratado de Versalhes. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada,  perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia-Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores.

Tamanha humilhação será um dos pontos de apoio para a ascensão do nazismo anos depois.

História Contemporânea

29/07/2015 19:09

Revolução Russa

Revolução Russa 1917   Introdução   As origens da Revolução As origens da Revolução Russa devem ser procuradas nas estruturas políticas e socioeconômicas da Rússia no período anterior a revolução: Monarquia Absoluta (czarismo), camponeses sem terra, proletariado vivendo em precárias...

Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades. Cazuza

Crie um site gratuitoWebnode