Revolução Russa

29/07/2015 19:09

Revolução Russa 1917

 

Introdução

 

As origens da Revolução

As origens da Revolução Russa devem ser procuradas nas estruturas políticas e socioeconômicas da Rússia no período anterior a revolução: Monarquia Absoluta (czarismo), camponeses sem terra, proletariado vivendo em precárias condições e uma burguesia fraca, incapaz de concorrer com o capital estrangeiro.

 

Os partidos políticos

 

Nesse contexto surgiram os partidos políticos postos na clandestinidade até 1905, contribuindo para o agravamento da crise. Entre as facções políticas temos: o Social Revolucionário (POSR), que defendia ideias anarquistas como a abolição de organizações (polícia e forças armadas) e o Social Democrata (POSD), que defendia as ideias socialistas de Marx e Engels, dentre tais ideias, destaca-se a defesa da propriedade coletiva dos meios de produção com a condenação da propriedade privada. Este partido (POSD), em 1903, se dividiu em bolcheviques, que defendiam a via revolucionária com a aliança entre operários e camponeses, tendo como líder Lênin (Vladimir Ilitch) e Mencheviques, que defendiam uma sociedade socialista sem luta armada com o amadurecimento do capitalismo para posterior instalação do socialismo (Etapismo), tendo como líder Martov (Julius Martov).

 

A Revolução de 1905

 

A derrota na guerra russo-japonesa em 1905 incentivou a oposição, que demonstrou sua insatisfação com o acirramento da crise econômica, através de uma manifestação pacífica em Petrogrado, violentamente reprimida pelas forças governamentais (Domingo Sangrento). Tal fato desencadeou uma série de protestos, tendo o governo que fazer concessões como criação da Duma (assembleia legislativa) e legalização dos partidos.

 

Causas

 

A participação russa na Primeira Guerra Mundial agravou a crise econômica vivenciada pelo país, com a perda de vários territórios e metade do efetivo militar, diminuição da produção agrícola com o consequente aumento dos preços, somada a crise no setor industrial acarretando greves do proletariado. Diante de tal crise, o governo do Czar teve fim com a eclosão de uma revolução liberal liderada pelos mencheviques em fevereiro de 1917 e, com a permanência da Rússia na guerra, e a não adoção de medidas reivindicadas pelo povo, ocorre a Revolução Socialista em outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques através dos sovietes (conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses).

 

Revolução de Fevereiro

 

Foi instaurado um governo provisório que decretou: a anistia dos presos políticos, liberdade de imprensa, diminuição da jornada de trabalho entre outras medidas.

 

Revolução de Outubro

 

O governo instalado tomou algumas medidas, entre elas: a abolição da propriedade privada com o confisco de terras, estatização dos bancos, indústrias, transportes, comunicações e do comércio, criação do exército vermelho e o acordo de paz com a Alemanha que estabeleceu a perda da Polônia, Ucrânia, Estônia, Lituânia, Letônia e Finlândia.

 

Fases da Revolução

 

a) Comunismo de Guerra (1918 – 1921)

Política econômica adotada para superar o período de guerra civil através da regulamentação rígida da produção e do consumo com o confisco de toda a produção agrícola e industrial pelo governo;

 

b) Nova Política Econômica – Nep (1921 – 1928)

Economia mista de socialismo e capitalismo, recorrendo-se a iniciativa privada para reconstruir a economia e incentivar o renascimento industrial e o crescimento da produção agrícola, através de medidas como: abertura do país ao capital estrangeiro, permissão de venda livre da produção pelos camponeses e incentivo a pequena indústria;

 

c) Economia Planificada (1928)

Instauração de planos quinquenais elaborados pela Gosplan, objetivando a modernização da URSS. O primeiro plano visava a indústria pesada (siderurgia e maquinaria) e a coletivização agrícola, o segundo tinha como objetivo a aceleração do desenvolvimento iniciado, já o terceiro plano visava desenvolver a indústria especializada, destacadamente a química.

No plano político viveu-se o Stalinismo, com a consolidação do poder de Stálin, que controlava integralmente o Partido Comunista da União Soviética;

Eu vejo o futuro repetir o passado, eu vejo um museu de grandes novidades. Cazuza

Crie um site grátisWebnode